top of page
Buscar

Saiba tudo sobre o Metaverso!

Se você é mais um que tem visto e ouvido o termo em todos os cantos, mas não sabe bem o que é, quer conhecer exemplos, entender como isso vai afetar nossas vidas e qual a sua importância, vamos esclarecer tanto quanto possível essas e outras dúvidas relacionadas ao tema.


Para começar, nada melhor do que analisar a palavra em si. “meta” vem do grego e significa “além de” ou “depois de” algo, e o “verso” vem de "universo".


A criação do termo Metaverso é atribuída a Neal Stephenson, que citou pela primeira vez o termo no seu livro Snow Crash (publicado no Brasil como Snow Crash e Nevasca), de 1992. No livro de ficção científica, a palavra se referia a um mundo virtual em 3D, habitado por avatares de pessoas reais. Apesar de a criação do termo ser atribuída à Stephenson, a ideia de um mundo virtual está presente na ficção há bastante tempo e em diversas formas.


Desde que Mark Zuckerberg anunciou a mudança de nome do Facebook para Meta, muito se tem debatido sobre o que é o metaverso. Considerado o "próximo capítulo da Internet", o mundo virtual onde as pessoas poderão interagir e realizar qualquer atividade — trabalhar, jogar, fazer compras, se divertir — é a mais recente aposta das gigantes da tecnologia e promete dar novos contornos à comunicação humana.


O que é 'Metaverso'?


O 'Metaverso' é um universo virtual onde as pessoas vão interagir entre si por meio de avatares digitais. Esse mundo será criado a partir de diversas tecnologias, como realidade virtual, realidade aumentada, redes sociais, criptomoedas, etc.


A ideia representa a possibilidade de acessar uma espécie de realidade paralela, em alguns casos ficcional, em que uma pessoa pode ter uma experiência de imersão. Tecnicamente, o 'Metaverso' não é algo real, mas busca passar uma sensação de realidade, e possui toda uma estrutura no mundo real para isso.



Empresas e oportunidades profissionais


Para as empresas de tecnologia de realidade virtual, a expansão do 'Metaverso' é algo esperado há um bom tempo. É o caso da Nexus VR. Fundada em 2013, a empresa chegou a trabalhar internamente com o conceito de metaverso em 2014 em um projeto. Entretanto, a ideia não foi para frente devido à recusa de financiamento por fundos norte-americanos.


Para criar essas experiências, áreas como: programação, ilustração, dentre outras áreas, receberão uma demanda extra.


Questionada pela Domestika sobre quem serão os profissionais chamados a construir o futuro do metaverso, a pesquisadora consultora e professora nas áreas de mídias sociais, Carolina Terra, alerta: "Este não vai ser um ambiente inclusivo. Vai se restringir a quem tem habilidades para desenvolvimento, afinal não estamos falando de experiências simples. São experiências sofisticadas que precisarão de profissionais de design e tecnologia, no momento em escassez no mercado".



Viveremos no metaverso?


Se considerarmos as possibilidades do 'Metaverso' e os avanços tecnológicos contemporâneos, é de se pensar que um dia esta nova versão da ‘internet’ possa substituir tudo o que conhecemos como mundo virtual, certo? Errado.


Para o cineasta e especialista em Realidade Virtual, Ricardo Laganaro, não viveremos aquela realidade vista no filme 'Ready Player One'. "Temos que pensar que o'Metaverso' é um encontro entre o mundo físico e digital.


Isso já está acontecendo há muito tempo, desde quando começamos a utilizar celulares. Vivemos no mundo real, físico, com muitas interações digitais e estamos pensando em formas cada vez mais integradas para vivenciar o mundo físico, não o contrário", diz Laganaro à Domestika.


Ainda longe de possibilidades como as de 'Black Mirror' ou 'Ready Player One', o que o futuro mais próximo parece reservar para o 'Metaverso' são discussões de como tornar as experiências destes novos universos em algo positivo e possível no mundo físico e real que conhecemos tão bem.


E você? O que acha do 'Metaverso'? Deixe suas ideias na caixa de comentários abaixo!




17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


Não encontrou o que precisa em nossa loja? Faça um pedido totalmente personalizado!
bottom of page