top of page
Buscar

Biohacking

O que é biohacking?

Biohacking é um nome que parece estranho mas de estranho não tem nada. Podemos falar que quem o pratica tem o desejo de ser a melhor versão absoluta de si mesmo. O principal ponto que separa um biohacker do resto do mundo é um pensamento sistêmico de sua própria biologia, sempre buscando o auto-aperfeiçoamento.





Significa hackear o seu sistema, isto é, o seu corpo e a sua mente, para trazer os melhores resultados possíveis no curto, médio e longo prazo. Significa pegar algo que existe, ir na raiz, desvendar e trazer algo novo, ainda melhor, achando atalhos inteligentes pra isso.


Outra definição interessante de biohacking é: "Mudar o ambiente fora de você e dentro de você para que você tenha controle total de sua biologia, permitindo que você otimize seu corpo, mente e sua vida."


Resumindo, biohacking está relacionado com hackear a sua biologia, mas gostamos de entender isso por uma ótica amplificada, em que somos capazes de hackear tudo ao seu redor: o ambiente, os pensamentos e os relacionamentos… entendendo que tudo isso influencia na nossa performance física e mental. Ou seja, esse termo também engloba diferentes pilares, que te contaremos agora quais são!


Os pilares do biohacking

Biohacking quer dizer ir até o seu limite, otimizar seu corpo, mente e ambiente de forma a potencializar tudo de melhor que você tem. Assim, se tornando mais forte, rápido e inteligente. Mas, para isso, é preciso que todos os pilares do biohacking sejam contemplados de maneira estratégica e efetiva. Esses são:


Cérebro: Suplementação, eliminação de toxinas, meditação, etc.

Nutrição: Alta em gorduras de qualidade e baixa em carboidratos

Corpo: Exercícios, postura, alongamento, etc.

Sono: Qualidade, pouca exposição a luz vermelha, sonhos, etc.

Ambiente: Natureza, qualidade do ar, etc.

Longevidade: Hormônios, antioxidantes, saúde mitocondrial, etc.

Sentidos: Intenção, disciplina, gratidão, etc.

Agora que você já sabe o que é o biohacking, assim como quais são os seu pilares, entraremos em cada um deles, com tópicos abordando práticas e ações para você se tornar um super humano.


Biohacking e nutrição

Você é o que você come. Se nutrir vai além do que você coloca de alimentos e suplementos no seu corpo.


Saúde é longevidade, é comer pouco e automaticamente exigir menos do seu corpo, permitindo que ele se conserve, que se gaste menos. Nutrição é uma questão de escolha e de consequências.


Neste sentido, existem diversas práticas para otimizar sua nutrição, desde a escolha dos alimentos que você irá ingerir, até estratégias como jejum e ingestão do Supercoffee.


Mais gordura e menos carboidrato

O corpo precisa de gordura para funcionar em alta performance. Gorduras saudáveis e naturais, como manteiga ghee, azeite de oliva, abacate, gema de ovo e óleo de coco extra virgem, trazem mais saciedade ao organismo e mantêm sua energia funcionando de forma constante. você permanece alimentado por mais tempo, não sente quedas de energia por falta de alimentação e isso gera mais produtividade.


Tendo isso em vista, o oposto ocorre com o carboidrato. Ao ingeri-los, nosso corpo os consome rapidamente, fazendo com que, num curto período de tempo, precisemos comer de novo. O que isso gera, além de doenças como diabetes, é cansaço e ganho de gordura corporal.


No post abaixo, contamos tudo sobre essa nova e eficaz maneira de se alimentar, com receitas, alimentos, planos e estratégias para melhor performance e emagrecimento.


Cetose

A cetose é um processo natural do corpo humano. É um estado metabólico no qual o organismo passa a obter energia não da glicose (que seria o funcionamento mais comum do corpo) e sim de moléculas chamadas de corpos cetônicos, que são produzidos pelo fígado durante períodos de restrições de alimento (jejum) ou de carboidrato (dieta cetogênica), para serem usados como fonte de energia.


Post relacionado: Os benefícios da dieta cetogênica para o nosso cérebro


Funciona da seguinte maneira:


Com a restrição de carboidratos, o corpo fica privado do fornecimento usual de glicose

Como as células precisam de energia, o corpo busca outra fonte pra suprir essa energia.

O fígado então quebra os ácidos graxos, provenientes do seu tecido adiposo, em corpos cetônicos (que podem ser usados como substitutos à glicose).

Aqui está o seu manual de como alcançar esse estado, promovendo queima de gordura corporal e energia duradoura para o seu dia.


Biohacking e jejum

Tão importante quanto se alimentar é não se alimentar. O jejum é uma estratégia de longevidade pro corpo humano. Ele ajuda a controlar os picos de insulina no seu organismo e é uma ferramenta de desintoxicação do corpo, promovendo a autofagia - a reciclagem dos seus nutrientes, células e tecidos.


Quando seu corpo está nesse estado de privação ele ativa um estado de alerta. Assim, você fica mais ligado, mais ágil, com mais foco e concentração. É como se ele tivesse uma meta e direcionasse todos seus esforços pra isso O que acontece é que em estado de jejum prolongado o corpo secreta grelina, um hormônio que aumenta a eficiência da mente e do corpo, com o objetivo ancestral de sobrevivência e busca por alimento.


­

Protocolo de jejum Caffeine Army

O jejum oficial é apenas com água, café ou chás, obviamente sem qualquer adoçante. Mas o mais potente mesmo é apenas com água, muita água. Porém, aí existe um problema, e dos grandes.


A maioria das pessoas não consegue desfrutar dos - inúmeros - benefícios do jejum, por conta da fome e desconforto que este traz. Foi justamente por isso que nós da Caffeine Army desenvolvemos uma abordagem diferenciada ao jejum, na qual você obtém os mesmos benefícios, sem precisar se sentir faminto o tempo inteiro.


O protocolo que criamos envolve a ingestão do café, aliado a gorduras de altíssima qualidade, tomando o Super Coffee pela manhã. Este, por conter apenas gorduras, não causa pico de insulina e automaticamente não te tira de um estado de foco e clareza, pelo contrário, ele é responsável por ser a ignição desses.


Biohacking e suplementação

É através dos suplementos que otimizamos a saúde e prevenimos doenças, ao invés de remediá-las. Com um aporte estratégico de nutrientes que seria muito difícil somente com a comida, conseguimos fortalecer a imunidade e otimizar as funções do corpo. Dessa forma, alcançando o melhor estado de nosso humor, produtividade, energia e performance física.


Ao discutir suplementação, biohacking e alta performance, é impossível não citar os non trópicos. As vezes chamados de drogas inteligentes - non trópicos são compostos que melhoram a função cerebral. Eles estão se tornando uma maneira popular de dar um impulso extra à sua mente, humor e diversas funções do corpo. Se você se identificou e busca isso, aqui estão alguns non trópicos que recomendamos para melhoria de sua performance:


Colina: é uma forma de gordura que nosso corpo usa para fazer neurotransmissores - ou seja, ajuda a estimular a função cerebral.

Ciltep: É um composto vegetal com base em extrato de alcachofra que tem a proposta de apoiar suas capacidades cognitivas e de aprendizado por 14h após uso.

L-teanina: Presente no chá verde, esse aminoácido ajuda no foco e resistência cerebral, além de promover um relaxamento no corpo. Combina muito bem com cafeína.

Gaba: Desativa o mecanismo de ansiedade e minimiza a atividade cerebral, ou seja, perfeito para potencializar o sono.

Ainda assim, suplementação não se trata apenas de non trópicos, mas também, envolve todos os nutrientes e vitaminas necessárias para nosso bom funcionamento. Por isso, reunimos nosso time de nutricionistas que listaram 10 suplementos indispensáveis para quase toda pessoa:


Vitamina D3

Magnésio

Vitamina K2

Vitamina C

Iodo

Ômega 3

Vitamina A

Selênio

Cobre

Vitamina B12

Tudo isso tem o poder de gerar grande impacto ao seu corpo, mas sozinhos, não são suficientes. Então se certifique de pôr em prática as dicas nutricionais que trouxemos e essas que traremos a seguir.


Biohacking e corpo

Nosso corpo e nossa mente/cérebro são totalmente conectados. Normalmente, eles são apresentados


separados por questões didáticas, mas tudo que acontece no corpo se reflete no cérebro. listamos algumas práticas diárias que vão ajudar seu templo a se manter no seu melhor:


Alongamento e flexibilidade: Dedicar pelo menos 15 min da sua manhã pra alongar o corpo e trabalhar sua flexibilidade, isso ajuda a gerenciar o stress físico e ativar a circulação. Você pode adicionar essa prática ao seu ritual matinal ou iniciar atividades como yoga ou pilates.


Não ficar sentado o dia todo: quando estamos sentados, o sangue corre mais devagar e os músculos gastam menos gordura, o que aumenta o risco de entupimento de artérias. Em apenas 90 segundos em pé, sua musculatura e sistema celular, que processam o açúcar sanguíneo, triglicerídeos e o colesterol, são ativados.

Postura: Assim como ficar sentado gera efeitos negativos pra sua saúde, com a postura é a mesma coisa. Vai atrofiando seu corpo, prejudica o alinhamento e equilíbrio, fluxo sanguíneo e oxigenação do corpo.

Exercício: O ideal é sempre intercalar treinos de carga, como a musculação, com treinos de alta intensidade intervaladas (HIT).

Banho gelado e sauna: Existem muitos benefícios incríveis conectados ao banho gelado, o mais importante deles é sobre inflamação. A sauna também tem vários benefícios: como liberar toxinas do corpo, auxiliar na oxigenação e no relaxamento do corpo.

Post Relacionado: Passo a passo da rotina matinal para alta performance


Biohacking e hidratação

Por mais clichê que seja, a afirmação é verdade, água é vida. Todas as atividades diárias do nosso corpo exigem uma grande quantidade de água - digestão, regulação da temperatura e do sangue, respiração. 60% do nosso corpo é constituído de água e 95% do sangue é água. A quantidade e qualidade da água que bebemos influencia a habilidade do corpo de eliminar gordura e manter a elasticidade da pele. A água também é fundamental pra produção de hormônios cerebrais e neurotransmissores.


O que bebemos é tão importante quanto o que comemos, mas a maioria de nós não sabe que nossa água é tão processada quanto os alimentos processados que agora sabemos que é preciso evitar. A maior parte da água tem minerais removidos e produtos químicos adicionados.


Biohacking e respiração

A respiração é capaz de mudar seu estado de humor, de espírito e de energia. Através dela, você pode a qualquer momento escolher como vai se sentir, de forma intencional.


Para mudar para onde direcionamos nossa atenção, precisamos nos conscientizar de nossa atenção. Então, podemos conscientemente criar os estados internos, comportamentos, sentimentos, situações e significados que desejamos.


A meditação é o caminho testado e comprovado para aumentar a consciência e existem algumas formas de praticá-la. Aqui estão algumas:


Arte de Viver: Organização indiana sem fins lucrativos que possui cursos de pranayama, mindfulness e yoga.

Aplicativos: São super úteis e práticos! Você pode usar o Youtube (pesquisar tutoriais), Headspace, Insight Timer, Vivo Meditação, Zen, Calm, entre outros.

Biohacking e sono

Você quer dormir menos e melhor. Compreensível, dado o aumento das prescrições farmacêuticas de para sono nas últimas duas décadas. Alguns relatos estimam uma triplicação nas prescrições delas para jovens adultos desde o final dos anos 90. A insônia transitória afeta até 80% da população e a insônia crônica atinge cerca de 15%. Por isso, e para te ajudar na alta performance, traremos aqui hacks e práticas para potencializar a qualidade do seu sono, de uma vez por todas


O básico para você dormir bem

Se você atualmente tem ou não problemas para dormir, existem várias coisas importantes que você pode fazer facilmente para melhorar seu sono atual. Estes são os hacks mais básicos, porém mais críticos, que ajudarão você a melhorar a qualidade e a quantidade de sono, para que você possa otimizar seu descanso todas as noites.


Primeiro, durma em um quarto escuro como breu. Faça o mais escuro possível. Bloqueie todas as fontes de luz que você puder, seja uma cortina ou apenas fixando o tecido conforme necessário.

Comece a acalmar seu corpo e mente pelo menos duas horas antes de dormir. Isso significa menos iluminação intensa à noite, eliminando, ou pelo menos escurecendo, telas de computador e Tvs.

Beba café, no máximo, até 16h. Pode parecer óbvio, mas cafeína atrapalha muito o sono.

Não se exercite até 2 horas antes de dormir, a menos que seja yoga relaxante ou algo semelhante.­­­­­­

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Komentarai


Não encontrou o que precisa em nossa loja? Faça um pedido totalmente personalizado!
bottom of page