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Marketing para Médicos

Atualizado: 25 de fev. de 2022

O desenvolvimento das novas tecnologias da informação e a sua utilização massiva pela população impulsionaram a presença dos profissionais de diferentes áreas do conhecimento no contexto digital.

Os consumidores estão progressivamente mais exigentes e o mercado está cada dia mais competitivo, o que gera a necessidade de que os profissionais utilizem estratégias de publicidade e marketing para divulgação de seu trabalho visando a atração de clientes.

Com a medicina não foi diferente. O ambiente digital, em especial as redes sociais, são janelas de oportunidade para o médico que objetiva divulgar o seu trabalho, suas habilidades, interesses e, principalmente, o seu conhecimento.


Como é a publicidade na Medicina


Na Medicina a publicidade tem como principal objetivo a orientação educativa e informacional, se distanciando daquela publicidade que tem como finalidade a venda de um produto ou ações publicitárias com práticas meramente comerciais.

Toda comunicação ao público feita por qualquer meio de divulgação, que envolva a atividade profissional do médico é considerada publicidade na Medicina.

O Órgão responsável por regulamentar e fiscalizar o exercício desta publicidade é o Conselho Federal de Medicina – CFM, que elaborou as Resoluções n.º 1.974/2011, 2.126/2015 e 2.133/2015 sobre o tema.



Quando falamos do médico pessoa física, as redes sociais são vantajosas porque permitem o contato direto com o público e a divulgação de informações interessantes que podem auxiliar pacientes e as pessoas em geral.


Sabemos que o CFM restringe qualquer ato publicitário comercial para atração de novos clientes de maneira direta. São totalmente proibidas as expressões que hiperbolize um profissional ou uma clínica médica.


‘O melhor da cidade, o mais capacitado, garantimos o sucesso do procedimento, essas e outras expressões são proibidas por vários fatores éticos da medicina.’’


Utilizar de descontos, vales, entre outros meios publicitários que utiliza a precificação para atração de novos potenciais clientes, também é proibido.


E agora Rafael, o que eu faço?

Muita calma nessa hora Dr.s, existem sim várias possibilidades de divulgação para você e sua clínica.

A CFM não proibiu anúncios publicitários informativos.


Mas o que isso muda Rafael?

A liberação de anúncios informativos abre várias possibilidades de interação com o seu potencial novo paciente, através de artigos, dicas, especificações de especialidades e para que funciona a especialidade descrita pelo médico.





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