top of page
Buscar

Blockchain: o que é?

Definição de blockchain: a blockchain é um livro-razão compartilhado e imutável que facilita o processo de registro de transações e o rastreamento de ativos em uma rede empresarial. Um ativo pode ser tangível (uma casa, um carro, dinheiro, terras) ou intangível (propriedade intelectual, patentes, direitos autorais e criação de marcas). Praticamente qualquer item de valor pode ser rastreado e negociado em uma rede de blockchain, o que reduz os riscos e os custos para todos os envolvidos.



Por que a blockchain é importante: as empresas dependem de informações. Quanto mais precisas e rápidas de receber elas forem, melhor. A blockchain é ideal para entregar essas informações, pois ela fornece informações imediatas, compartilhadas e completamente transparentes armazenadas em um livro-razão imutável que pode ser acessado apenas por membros da rede autorizada. Uma rede blockchain pode acompanhar pedidos, pagamentos, contas, produção e muito mais. Como os membros compartilham uma visualização única dos fatos, é possível ver todos os detalhes de uma transação de ponta a ponta, o que oferece maior confiança, eficiência e novas oportunidades.

Principais elementos da blockchain

Tecnologia de livro-razão distribuído Todos os participantes da rede têm acesso ao livro-razão distribuído e ao seu registro imutável de transações. Com esse livro-razão compartilhado, as transações são registradas somente uma vez, eliminando atividades duplicadas que são típicas em redes empresariais tradicionais.

Registros imutáveis Nenhum participante pode alterar ou corromper uma transação depois de seu registro no livro-razão compartilhado. Se um registro de transação incluir um erro, uma nova transação deverá ser incluída para reverter esse erro e ambas as transações serão visíveis.

Contratos inteligentes Para acelerar as transações, um conjunto de regras, chamado de contrato inteligente, é armazenado na blockchain e executado automaticamente. Um contrato inteligente pode definir condições para transferências de seguro-garantia corporativo, incluir termos para o pagamento do seguro de viagem e muito mais.

O que precisa mudar: as operações frequentemente desperdiçam esforço na manutenção de registros duplicados e nas validações de terceiros. Os sistemas de manutenção de registros podem ser vulneráveis a fraudes e ataques cibernéticos. Uma transparência limitada pode atrasar a verificação de dados. E com a chegada da IoT, os volumes de transações aumentaram muito. Tudo isso atrasa os negócios e afeta os resultados, o que significa que precisamos de uma solução melhor. Comece a usar a blockchain.

39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Não encontrou o que precisa em nossa loja? Faça um pedido totalmente personalizado!
bottom of page